Ainda discutimos o corte de cauda?

Dica legal: Os veterinários que não cumprirem as determinações do CFMV estão sujeitos a processo no conselho de ética e multa.

Dica legal: Os veterinários que não cumprirem as determinações do CFMV estão sujeitos a processo no conselho de ética e multa.

 Que cortar a cauda é uma forma de mutilação ninguém tem duvida, certo? Errado!

 Infelizmente ainda vemos muitas pessoas com a idéia fixa de estética o fato de cortar a cauda do Rottweiler e também de outras raças, mas o fato é que já existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV que contra indica o corte de cauda. A Resolução ainda proíbe o corte de orelha e a retirada cirúrgica de unhas. Acompanhe o texto publicado na Folha Online sobre o assunto: Resolução proíbe cirurgias estéticas em cães e gatos.

Rottweiler com cauda X Rottweiler sem cauda
Atualmente uma maneira simples de identificar um bom criador de um mau criador e verificando se os filhotes possuem cauda. Todos os criadores criteriosos já não cortam a cauda de filhotes há alguns anos, primeiramente devido à revisão do novo padrão da raça Rottweiler que estipula a cauda íntegra como fator imprescindível no julgamento do padrão.

Dica: Ao visitar um canil, não compre filhotes se os mesmos não possuírem suas caudas íntegras.

Mas afinal, qual a importância da cauda para os cães? Assim como nos demonstramos emoções sorrindo, batendo palmas, pulando os cães se utilizam da cauda para demonstrarem sua alegria, excitação ao ver seu dono chegar, ao brincar com uma bola, tudo isso abanando sua cauda, e sempre que tiramos uma parte de corpo que nos priva de realizar algo natural isso e considerado mutilação, assim como o corte de cauda priva o cão.

Em resumo, o padrão da raça diz que o Rottweiler possui cauda, então você pode concluir que se seu Rottweiler foi adquirido há algum tempo sem cauda, você tem um Rottweiler fora do padrão e infelizmente, mutilado.

3 Respostas

  1. Também sou contra a cortar rabo e orelha por estética. Com certeza é mutilação!
    Falta maior punição para qualquer tipo de agressão contra animais.

  2. Não tenho posição determinada sobre esse assuto, eu crio Rotts desde 1985 e até hoje eu corto o rabo do meu. Eu concordo com o novo padrão, acho coerente.
    Talvez, então, eu seja um irresponsável atualmente, sei lá…
    Desde criança criamos rotts, hoje, só no minha casa eu tenho 08 e todos convivem com harmonia, mesmo sem as suas caldas.
    Como eu posso avaliar diante dessa nova regra o meu bom caráter se pelos menos os meus 30 dogs sempre tiveram o seu rabo cortado?
    Eles tem documentação, pois tenho eu canil registrado desde o início dos anos 90, que está desativado no momento.
    Os amigos que eu dou os meus filhotes selecionados, crias que poderiam ser bem caras, devido ao padrão da minha criação, dizem que são os rotts mais lindos possíveis.
    Eu tenho uma história com rotts, sempre estiveram ao meu lado, tomaram conta da minha casa, brincaram comigo, mas, todos sem rabos.
    Eles moram numa estrutura de fazer inveja, comem bem, são dóceis, vários deles brincam simultaneamente com a minha filha de 08 anos.
    Alemães, cabeçudos, sorridentes, definições de padrões adequadas, sem considerar o rabo evidentemente, de brilhar os olhos….
    Em casa tem fêmea de rott que vive por 14 anos, 16 anos, com saúde, agente dava ração amolecida para ela, mas, sem rabo.
    Sou eu, então, um mal e mau criador? Pelo fato de não me adequar as novas regras e pela razão de cortar o rabo deles, ainda q filhotinho, sem dor?
    E o pessoal de antigamente, bons criadores, escritores do gênero, as obras deles, como são avaliadas hoje?
    Nós já tivemos campeões, grande campeões, jovens campeões, sempre com essas características.
    Do que vale o passado? Devo perceber melhor a maneira como lido com o meu orgulho?
    Me torno eu um criador undergroung, pirata? “Old School Rotts”
    Gostaria, por favor, de trocar uma idéia com algum integrante e ser posicionado.
    obrigado e um abraço,
    JR
    Obrigado e um abraço

  3. Muito boa materia, sou criador de Rot´s nao corto o rabo a mais ou menos 4 anos, eu acostumei a ve-los com calda e ficam bem melhores, apesar disto atrapalhar um pouco as vendas pois demoro a convencer que com calda eh obrigaçao de todo bom criador, mas espero que seapliquem multas a quem multila seus animais para melhorar as vendas e atender o ego do ser humano sobre estetica e nao com o bem estar dos animais!!!!!!

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

