Entrevista com Ralf e Manuela Franzen do Canil Von Hagelkreuz – Alemanha

O Blog Rottweilers Brasil teve o prazer de entrevistar este atencioso casal Ralf Franzen e Manuela Franzen, do canil Von Hagelkreuz da Alemanha. Acompanhe na íntegra como foi nosso bate papo.

1- Como vocês escolheram o nome do Canil? Por quê?
Vom Hagelkreuz é um monumento muito antigo perto de nossa casa, e esta é a única referência importante perto de nós.

2- Quantos cães vocês tem? Fale-nos um pouco sobre eles.
No momento nós temos apenas 2 cães. Xecke vom Nixstein é a nossa matriz e Devil von der Mehrer Mühle o nosso padreador, ele tem 4 anos e tem BH- AD- ZTP- VPG 1-3. Aguardamos uma ninhada dessa dupla até o fim de agosto e devemos manter 2 filhotes.

Fotos de Devil e Xecke

3- Qual a importância do Schutzhund para o Rottweiler?
Pra nós a proteção tem um valor muito alto, pois em nenhum outro esporte o cão pode se mostrar tanto. Eles precisam ter um ótimo temperamento e tem que ser controláveis em qualquer situação. O Rottweiler é um cão de trabalho e pra nós a proteção é a melhor forma de trabalhar com esta raça.

4- Na cultura Alemã o esporte com cães (KNPV, Schutzhund, Mondio, etc) é difundido em todos os lugares e se tem um campo de treinamento a cada esquina, como no Brasil temos um campo de futebol a cada esquina. A que vocês atribuem essa cultura tão avançada na cinofilia Alemã?
Nós achamos que na Alemanha o cão tem um outro valor, assim como em outros paises. Para nós os cães são amigos, são nossa família e nós queremos ter todo tempo possível com eles então temos tantos çugares onde podemos praticar esporte com nossos amigos, os cães.

5- Em sua opinião, o ZTP, BH e Korung realmente ajuda a selecionar os melhores cães? Qual a importância destes testes?
Sim, claro que isso ajuda! Com estes testes você pode analisar o cão por completo. Sua atitude, seu comportamento, sua obediência e sua proteção, e muito mais importante, seu caráter e seu nível de socialização.
Para nós, o ZTP é o teste mais importante, porque na Alemanha você iniciar todos os cães pelo BH e depois você pode fazer todos os outros testes. Sem o ZTP não se pode ser criador na Alemanha.

6- Pra você, qual a melhor linha de sangue da história? E o melhor cão?
Na história da ADRK tivemos muito boas linha de sangue, como Vom Schwaiger Wappen, Von Hohegeiss ou vom Hause Enzian e algumas outras. Pra nós os melhores cães foram “Hassan vom Königsgarten” e “Donner vom Herrengarten“.

7- Quando vocês selecionam um filhote, quais os itens mais importantes em sua avaliação?
Se nós selecionamos um filhote para nós, nós procuramos analisar primeiro seu temperamento, se eles gostam de brincar, sua atitude, porque são cães mais fáceis de treinar tanto para trabalho como para exposições.
Em segundo nós procuramos ossatura poderosa e grandes cabeças, porque nós amamos isso!

8- Todo o mundo aguarda ancioso pela KSZ, em sua opinião, qual o segundo evento mais importante do mundo para os Rottweilers?
A IFR World Show é um evento muito bom, nós esperamos no ano que vem estar por lá.

9- Qual o tipo de Rottweiler vocês preferem?
Nós gostamos de cães musculosos com ossatura poderosa e grandes cabeças, pra nós este é o Rottweiler.

10- Quantos cães vocês já importaram de outros paises?
Nós nunca importamos cães. Nós nos preocupamos com isso, em outros paises também existem belíssimos Rottweilers, mas na Alemanha nós não podemos cruzar cães com cães de outros paises. Temos a opção de importar, titulá-los, participar de exposições, porém não é permitido o acasalamento com cães estrangeiros.

11- Pode nos explicar um pouco sobre como os Alemães criam e trabalham com os grupos de treinamento?
Você precisa criar grupos porque você precisa de outras pessoas e outros cães para a socialização dos seus cães.
Também é necessário ajuda para obediência e proteção então muitas pessoas se encontram para treinar; Sozinho não se consegue realizar um bom treinamento. Mas os Alemães sempre formam grupos e os tem com um hobby.

12- Vocês já participaram de provas de Schutzhund de alto nível contra pastor alemães, malinois e outras raças? Em geral como estão os Rottweilers nessas competições?
Nós não participamos, pois não gostamos. Os pastores e os malinois são muito rápidos obviamente, mas se você ver a proteção dos Rottweilers é muito mais bela por ser mais bruta, cães mais musculados. São os melhores!

13- Alguns paises importam cães de canis da Alemanha buscando apenas estrutura, que dicas vocês dão pra quem procura por cães completos, tanto em estrutura como por aptidão para o trabalho?
Ambos são importantes. Algumas pessoas de outros paises procuram grandes cabeças, isso é bom, claro, mas é necessário procurar todo o conjunto, atitude, comportamento e também estrutura.
Achamos que no futuro mais pessoas começarão a treinar seus cães para BH e ZTP. Nós conhecemos 2 canis da Sérvia que já fazem isso. Eles viajam 1800Km até a Alemanha só pra fazer o BH e o ZTP com seus cães.
14- Nós do Blog Rottweilers Brasil gostariams de agradecê-los e deixá-los livre para dizerem. Sintam-se a vontade!
Nós gostariamos de agradecer também  a oportunidade de expor nossas opiniões em questões tão interessantes.
Nós esperamos ver muitos dos leitores do blog na KSZ 2010 e desejamos a todos os amigos criadores muito boa sorte com seus cães no mundo do Rottweiler!

Para saber mais sobre o canil Von Hagelkreuz e seus cães basta acessar o site clicando aqui.

Ednilson Gomes
Equipe Rottweilers Brasil

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: